Vozes na mídia

23.05.22 Carolina Campos, do Vozes da Educação, fala sobre saúde mental nas escolas no Bom Dia PE e no NE1

Desde o início das aulas presenciais, o Samu de Recife tem recebido diversos chamados para atender estudantes com crise de ansiedade nas escolas. A Diretora Executiva do Vozes da Educação, Carolina Campos, foi convidada pelo programa Bom Dia PE para falar sobre o contexto de reabertura das escolas e a relação da pandemia com a saúde mental dos adolescentes. A entrevista foi ao vivo no programa de 23 de maio de 2022.

Carolina também foi entrevistada sobre a mesma temática para o programa NE1, telejornal da TV Globo em Pernambuco. A reportagem foi ao ar no dia 23 de maio, ao meio-dia.

Assista a entrevista para o Bom Dia PE na íntegra aqui.

Assista a reportagem do NE1 na íntegra aqui.

VER MAIS
19.05.22 ONG Movimento EducAçãoRio entrevista Diretora Executiva do Vozes da Educação sobre volta às aulas presenciais

A Organização Não Governamental “Movimento EducAçãoRio” entrevistou Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação, sobre a volta às aulas. Na entrevista, Carol comentou sobre os desafios da recomposição das aprendizagens, ressaltando o lado pedagógico sem deixar de considerar a saúde mental de alunos e professores.
Acesse o levantamento aqui.

VER MAIS
19.05.22 Levantamento do Vozes da Educação é utilizado na criação de PL sobre saúde mental nas escolas

O PL 1215/2022, de autoria do Deputado Idilvan Alencar, foi protocolado e utilizou em sua formulação trechos do Levantamento de Boas Práticas de Saúde Mental nas Escolas, elaborado pelo Vozes da Educação em novembro de 2021. O Projeto de Lei tem como objetivo lançar uma “Estratégia Nacional de Saúde Mental nas Escolas”.

Acesse o PL aqui.

Acesse o levantamento aqui.

VER MAIS
11.05.22 Vereadora Marcela Trópia cita Vozes da Educação em artigo para o Estadão sobre saúde mental nas escolas

A vereadora Marcela Trópia citou o Vozes da Educação em artigo de sua autoria, para o Estadão, sobre saúde mental nas escolas. No texto, a vereadora utilizou como referência o levantamento internacional “Boas práticas de saúde mental nas escolas: um olhar para oito países”, publicado em novembro de 2021.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Acesse o levantamento aqui.

VER MAIS
04.05.22 Diretora Executiva do Vozes da Educação analisa os desafios na volta às aulas

A convite do Movimento Pela Base, Carolina Campos fez uma análise relacionando o contexto de retorno às aulas presenciais e os impactos da pandemia na educação brasileira. O artigo se baseia em um levantamento internacional feito pelo Vozes da Educação sobre boas práticas e metodologias capazes de apoiar escolas e redes de ensino no processo de recomposição das aprendizagens.

Acesse o levantamento aqui.

Acesse o artigo na íntegra aqui.

VER MAIS
28.04.22 Em matéria da Nova Escola, Diretora Executiva do Vozes da Educação comenta os desafios dos professores no pós-pandemia

Para explorar o tema ‘recomposição das aprendizagens’, a Nova Escola entrevistou especialistas, professores, estudantes e gestores para entender como está acontecendo o planejamento docente no retorno às atividades presenciais nas escolas brasileiras. Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação, comentou sobre os desafios que os professores vem enfrentando ao reconhecer as lacunas nas aprendizagens em decorrência do período de aulas remotas durante a pandemia.

Leia a reportagem na íntegra aqui.

VER MAIS
18.04.22 Diretora Executiva do Vozes da Educação fala ao Fantástico sobre saúde mental nas escolas

A Diretora Executiva do Vozes da Educação, Carolina Campos, falou ao Fantástico sobre como as escolas brasileiras devem agir em situação de crises de ansiedade dos estudantes. A matéria foi ao ar no programa de 17 de abril de 2022 e teve a participação de especialistas e autoridades, como o coordenador-geral do SAMU/Recife, Leonardo Gomes, a gerente regional de educação Neuza Pontes, o professor de psiquiatria da infância e adolescência da USP, Guilherme Polanczyk e a secretária-executiva da SEDUC-SP, Renilda Peres de Lima. Também foram ouvidos estudantes, familiares e gestores escolares de Recife e Jarinu, no interior de São Paulo.

Também foi gravado um podcast com especialistas sobre saúde mental de crianças e adolescentes e como as escolas podem agir no contexto de volta às aulas presenciais no Brasil.

Assista a matéria na íntegra aqui.

Ouça o podcast aqui.

VER MAIS
13.04.22 Matéria do R7 cita levantamento sobre saúde mental feito pelo Vozes da Educação

O Portal R7 fez uma matéria sobre o levantamento “Boas práticas de saúde mental nas escolas: um olhar para oito países”, realizado pelo Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann. A matéria menciona os fatores essenciais para que projetos e políticas de saúde mental sejam bem-sucedidos nas escolas e conta com o depoimento de Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação e Camila Pereira, Diretora de Educação na Fundação Lemann.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Acesse o levantamento aqui.

VER MAIS
12.04.22 Vozes da Educação participa de matéria da Nova Escola sobre recomposição de aprendizagens

A Diretora Executiva do Vozes, Carolina Campos, participou da matéria “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”, produzida pela Associação Nova Escola. O objetivo da reportagem foi trazer perspectivas sobre boas práticas para a recomposição de aprendizagens na educação básica no contexto de volta às aulas após a pandemia.

Leia a matéria na íntegra aqui.

VER MAIS
04.04.22 Vozes da Educação participou do podcast “Empreendedorismo e Inovação”, apoiado pela Prefeitura de Manaus

Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação, participou do quarto episódio da temporada 2022, do podcast de Empreendedorismo e Inovação, apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). O tema foi “Oportunidades e Soluções para os Desafios da Educação Básica”.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Ouça o podcast aqui.

VER MAIS
22.03.22 Vozes da Educação participa de podcast “Folha na Sala”; ouça!

O Vozes da Educação participou do episódio do podcast “Folha na Sala”, que abordou o retorno às atividades presenciais no município baiano de Euclides da Cunha, após mais de 700 dias de ensino remoto.

Além da Carol Campos, diretora do Vozes, especialistas em educação como Guilherme Lichand (Universidade de Zurique), Júlia Ribeiro (Unicef) e Luiz Miguel Garcia (presidente da Undime) também participaram da discussão sobre os efeitos do período de aulas remotas na vida e na aprendizagem dos estudantes.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Ouça o podcast aqui.

VER MAIS
09.11.21 Levantamento realizado pelo Vozes da Educação aparece em parecer do Conselho Nacional de Educação sobre o novo Enem

O Levantamento “Avaliação de acesso ao ensino superior: um olhar para seis países”, elaborado pelo Vozes da Educação, foi mencionado pelo Estadão, no fim de 2021, como uma das fontes de consulta da presidenta do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, relatora da proposta de reforma do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

A reforma do Enem foi publicada em março de 2022 e trouxe mudanças importantes, como avaliações específicas de acordo com os itinerários escolhidos. O novo formato da avaliação deve ser adotado ainda esse ano, quando o Novo Ensino Médio chega a todas as escolas do país.

Leia a matéria na íntegra aqui.

VER MAIS
01.09.21 Vozes da Educação dá entrevista para o Financial Times sobre a crise educacional causada pela Covid-19

Em setembro de 2021, o Vozes da Educação conversou com a agência internacional de notícias Financial Times, sobre o agravamento da crise da educação latino-americana, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. A Diretora Executiva do Vozes foi entrevistada e suas considerações foram incluídas na reportagem.

O contexto educacional da América Latina durante o período de ensino remoto foi tido como bastante desafiador, graças aos depoimentos de especialistas, professores, pais e responsáveis. O jornal concluiu que, durante a pandemia, a educação não foi uma prioridade para os governos sul americanos.

Leia a matéria na íntegra aqui.

VER MAIS
14.05.21 Diretora Executiva do Vozes da Educação participa de sessão pública no Senado Federal, para debater retorno às aulas presenciais

Em maio de 2021, o Senado Federal realizou sessão para debater o retorno às atividades presenciais. Além do Vozes da Educação, médicos de renome como o Dr. Márcio Bittencourt, estiveram presentes. Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação, falou sobre as condutas adotadas por escolas de outros países para combater a pandemia do Covid-19.

Na ocasião, o Vozes afirmou que o “novo normal” seria a abertura e o fechamento das escolas conforme o agravamento da pandemia de forma pontual e local, como ocorreu em outros países, onde as escolas não fecharam em definitivo.

A discussão, que teve como foco o retorno às atividades escolares presenciais em segurança, resultou em anúncio promissor feito pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde. A pasta garantiu a priorização dos profissionais da Educação no Plano Nacional de Imunização e o início da aplicação das doses em junho daquele ano.

Leia a matéria na íntegra aqui.

VER MAIS
09.09.20 Vozes da Educação participa de evento na Câmara dos Deputados para defender a reabertura das escolas

O Vozes da Educação foi convidado a apresentar o “Levantamento Internacional de Retomada das Aulas Presenciais” (elaborado em agosto/2020) na audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que ocorreu no dia 09 de setembro de 2020, em que foram discutidos os protocolos para o retorno às atividades presenciais. Na ocasião, o Vozes pôde trazer para os parlamentares os principais achados da sistematização.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Veja a notícia aqui.

Assista a íntegra da reunião aqui.

VER MAIS