As recentes ameaças e atendados a instituições de ensino brasileiras evidenciaram a necessidade do estabelecimento de procedimentos escolares a serem seguidos antes, durante e após situações de violência. Em 2023, a pedido da Fundação Lemann, o Vozes da Educação elaborou o documento “Orientações para para a criação de protocolos de enfrentamento às violências na escola”, que reúne referências e sugestões para guiar a atuação da escola em contextos violentos.
Um dos maiores desafios das redes tem sido a recomposição das aprendizagens no pós pandemia. Por isso, em junho/2021, o Vozes da Educação elaborou levantamento internacional sobre estratégias de recomposição das aprendizagens, buscando identificar programas já implementados e com resultados baseados em evidências. Este levantamento já foi apresentado para mais de mil redes de ensino ao redor do país, além de instituições do Governo Federal e do terceiro setor.
A pandemia também evidenciou que a saúde mental de alunos e educadores precisava de um olhar cuidadoso. Por isso, o Vozes da Educação realizou o levantamento internacional “Boas práticas de saúde mental em escolas: um olhar para 8 países”. O objetivo deste trabalho era o de apoiar as redes de ensino para estruturar alternativas capazes de lidar com os desafios impostos na saúde mental de estudantes e profissionais da educação.
Em 2021, elaboramos levantamento sobre as avaliações de acesso ao ensino superior em seis países: Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Alemanha e Brasil. A seleção desses países foi feita com base nos exames que mais se aproximam da estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio. Especificamente no caso do Brasil, evidenciamos os principais atos normativos que fundamentam a criação e a continuidade do ENEM.
Comunicação escolar é um tema muito importante, sobretudo para gestores escolares e de rede, e por isso fizemos um levantamento internacional de boas práticas de comunicação em tempos de pandemia, a partir da análise do comportamento de 14 países. Apresentamos alternativas para melhorar a comunicação entre as redes de ensino e a comunidade escolar, os profissionais da educação e as autoridades sanitárias. A escolha dos países levou em conta casos de sucesso no âmbito da educação básica e no controle da pandemia, a variabilidade geográfica e geopolítica (continentes diferentes e países emergentes/desenvolvidos), além da disponibilidade de informações de cada um.
Em março/2021, publicamos levantamento internacional sobre a situação das aulas presenciais nas escolas de Educação Infantil, a partir da análise do comportamento de 22 países. Foram identificados padrões como rotinas de higienização, limpeza de brinquedos e superfícies, além de testagem de educadores.
Com a preocupação da chegada da variante Ômicron, o Vozes da Educação sistematizou informações sobre os impactos da nova variante no retorno às aulas de 11 países, no início do ano letivo de 2022. O objetivo foi aprofundar o debate social acerca do processo de reabertura das escolas, apresentando desafios e alternativas em diversos cenários ao redor do mundo.
Ainda durante a pandemia, o Vozes da Educação apresentou um levantamento internacional acerca do processo de reabertura das escolas em dez países que tiveram registro de aumento expressivo em casos de Covid-19, em razão de novas variantes, sendo a Delta a mais proeminente. De forma semelhante aos levantamentos apresentados em agosto/2020 e fevereiro/2021, que tinham como objetivo compreender as iniciativas das redes de ensino antes, durante e após a reabertura das escolas, desta vez buscou-se analisar a situação das escolas após os surtos de Covid-19 em diversos países do mundo.
Na sequência ao levantamento internacional produzido pelo Vozes da Educação, em agosto/2020, em fevereiro/2021 fizemos uma atualização com o objetivo de identificar iniciativas tomadas pelas redes de ensino de 21 países, ao longo da pandemia. Temas como alimentação e transporte escolar, manutenção ou suspensão de atividades físicas, boas práticas pedagógicas e administrativas, além do impacto da pandemia na educação, foram incluídos nesta versão.
Em agosto de 2020, o Vozes da Educação elaborou levantamento sobre a retomada das aulas presenciais em 20 países ao redor do mundo. O objetivo foi compreender quais ações estavam sendo tomadas no processo de reabertura das escolas, após o fechamento devido à pandemia de Covid-19.
O site Educação e Coronavírus foi criado em março de 2020. Com ajuda de jovens do Ensino Médio de diversos locais do Brasil, começamos a buscar informações sobre como os Estados brasileiros estavam lidando com a Educação durante a pandemia. No site, é possível encontrar informações atualizadas sobre a situação das redes de ensino e capitais de todo o país.
Com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino, em agosto de 2021 o Vozes da Educação criou o site Forma e Informa. Em parceria com Sincroniza Educação e Cartello, com apoio da Fundação Lemann, Imaginable Futures e Instituto Gesto, em 2021 o projeto englobou formação para gestores escolares sobre boas práticas de comunicação em tempos de pandemia. O Forma e Informa é um website repositório que, tomando como base diferentes cenários, disponibiliza modelos de materiais de comunicação efetiva para uso da comunidade escolar.
A pedido do SEBRAE/PE, o Vozes da Educação elaborou uma trilha formativa de empreendedorismo. Para que isso pudesse ser feito, listamos todos os cursos ofertados por todos os pólos SEBRAE e, a partir daí, a nossa parceira Cartello Inteligência elaborou um levantamento contendo as principais características da Geração Z. Ao cruzarmos os cursos do SEBRAE com as características listadas, conseguimos identificar as que mais faziam sentido para os estudantes do Ensino Médio de Pernambuco.
O site Educação e Coronavírus foi criado em março de 2020. Com ajuda de jovens do Ensino Médio de diversos locais do Brasil, começamos a buscar informações sobre como os Estados brasileiros estavam lidando com a Educação durante a pandemia. No site, é possível encontrar informações atualizadas sobre a situação das redes de ensino e capitais de todo o país.
O site Educação e Coronavírus foi criado em março de 2020. Com ajuda de jovens do Ensino Médio de diversos locais do Brasil, começamos a buscar informações sobre como os Estados brasileiros estavam lidando com a Educação durante a pandemia. No site, é possível encontrar informações atualizadas sobre a situação das redes de ensino e capitais de todo o país.
Com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino, em agosto de 2021 o Vozes da Educação criou o site Forma e Informa. Em parceria com Sincroniza Educação e Cartello, com apoio da Fundação Lemann, Imaginable Futures e Instituto Gesto, em 2021 o projeto englobou formação para gestores escolares sobre boas práticas de comunicação em tempos de pandemia. O Forma e Informa é um website repositório que, tomando como base diferentes cenários, disponibiliza modelos de materiais de comunicação efetiva para uso da comunidade escolar.
Com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino, em agosto de 2021 o Vozes da Educação criou o site Forma e Informa. Em parceria com Sincroniza Educação e Cartello, com apoio da Fundação Lemann, Imaginable Futures e Instituto Gesto, em 2021 o projeto englobou formação para gestores escolares sobre boas práticas de comunicação em tempos de pandemia. O Forma e Informa é um website repositório que, tomando como base diferentes cenários, disponibiliza modelos de materiais de comunicação efetiva para uso da comunidade escolar.
As recentes ameaças e atendados a instituições de ensino brasileiras evidenciaram a necessidade do estabelecimento de procedimentos escolares a serem seguidos antes, durante e após situações de violência. Em 2023, a pedido da Fundação Lemann, o Vozes da Educação elaborou o documento “Orientações para para a criação de protocolos de enfrentamento às violências na escola”, que reúne referências e sugestões para guiar a atuação da escola em contextos violentos.
As recentes ameaças e atendados a instituições de ensino brasileiras evidenciaram a necessidade do estabelecimento de procedimentos escolares a serem seguidos antes, durante e após situações de violência. Em 2023, a pedido da Fundação Lemann, o Vozes da Educação elaborou o documento “Orientações para para a criação de protocolos de enfrentamento às violências na escola”, que reúne referências e sugestões para guiar a atuação da escola em contextos violentos.
Um dos maiores desafios das redes tem sido a recomposição das aprendizagens no pós pandemia. Por isso, em junho/2021, o Vozes da Educação elaborou levantamento internacional sobre estratégias de recomposição das aprendizagens, buscando identificar programas já implementados e com resultados baseados em evidências. Este levantamento já foi apresentado para mais de mil redes de ensino ao redor do país, além de instituições do Governo Federal e do terceiro setor.
Um dos maiores desafios das redes tem sido a recomposição das aprendizagens no pós pandemia. Por isso, em junho/2021, o Vozes da Educação elaborou levantamento internacional sobre estratégias de recomposição das aprendizagens, buscando identificar programas já implementados e com resultados baseados em evidências. Este levantamento já foi apresentado para mais de mil redes de ensino ao redor do país, além de instituições do Governo Federal e do terceiro setor.
A pandemia também evidenciou que a saúde mental de alunos e educadores precisava de um olhar cuidadoso. Por isso, o Vozes da Educação realizou o levantamento internacional “Boas práticas de saúde mental em escolas: um olhar para 8 países”. O objetivo deste trabalho era o de apoiar as redes de ensino para estruturar alternativas capazes de lidar com os desafios impostos na saúde mental de estudantes e profissionais da educação.
A pandemia também evidenciou que a saúde mental de alunos e educadores precisava de um olhar cuidadoso. Por isso, o Vozes da Educação realizou o levantamento internacional “Boas práticas de saúde mental em escolas: um olhar para 8 países”. O objetivo deste trabalho era o de apoiar as redes de ensino para estruturar alternativas capazes de lidar com os desafios impostos na saúde mental de estudantes e profissionais da educação.
Em 2021, elaboramos levantamento sobre as avaliações de acesso ao ensino superior em seis países: Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Alemanha e Brasil. A seleção desses países foi feita com base nos exames que mais se aproximam da estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio. Especificamente no caso do Brasil, evidenciamos os principais atos normativos que fundamentam a criação e a continuidade do ENEM.
Em 2021, elaboramos levantamento sobre as avaliações de acesso ao ensino superior em seis países: Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Alemanha e Brasil. A seleção desses países foi feita com base nos exames que mais se aproximam da estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio. Especificamente no caso do Brasil, evidenciamos os principais atos normativos que fundamentam a criação e a continuidade do ENEM.
Comunicação escolar é um tema muito importante, sobretudo para gestores escolares e de rede, e por isso fizemos um levantamento internacional de boas práticas de comunicação em tempos de pandemia, a partir da análise do comportamento de 14 países. Apresentamos alternativas para melhorar a comunicação entre as redes de ensino e a comunidade escolar, os profissionais da educação e as autoridades sanitárias. A escolha dos países levou em conta casos de sucesso no âmbito da educação básica e no controle da pandemia, a variabilidade geográfica e geopolítica (continentes diferentes e países emergentes/desenvolvidos), além da disponibilidade de informações de cada um.
Comunicação escolar é um tema muito importante, sobretudo para gestores escolares e de rede, e por isso fizemos um levantamento internacional de boas práticas de comunicação em tempos de pandemia, a partir da análise do comportamento de 14 países. Apresentamos alternativas para melhorar a comunicação entre as redes de ensino e a comunidade escolar, os profissionais da educação e as autoridades sanitárias. A escolha dos países levou em conta casos de sucesso no âmbito da educação básica e no controle da pandemia, a variabilidade geográfica e geopolítica (continentes diferentes e países emergentes/desenvolvidos), além da disponibilidade de informações de cada um.
Em março/2021, publicamos levantamento internacional sobre a situação das aulas presenciais nas escolas de Educação Infantil, a partir da análise do comportamento de 22 países. Foram identificados padrões como rotinas de higienização, limpeza de brinquedos e superfícies, além de testagem de educadores.
Em março/2021, publicamos levantamento internacional sobre a situação das aulas presenciais nas escolas de Educação Infantil, a partir da análise do comportamento de 22 países. Foram identificados padrões como rotinas de higienização, limpeza de brinquedos e superfícies, além de testagem de educadores.
Com a preocupação da chegada da variante Ômicron, o Vozes da Educação sistematizou informações sobre os impactos da nova variante no retorno às aulas de 11 países, no início do ano letivo de 2022. O objetivo foi aprofundar o debate social acerca do processo de reabertura das escolas, apresentando desafios e alternativas em diversos cenários ao redor do mundo.
Com a preocupação da chegada da variante Ômicron, o Vozes da Educação sistematizou informações sobre os impactos da nova variante no retorno às aulas de 11 países, no início do ano letivo de 2022. O objetivo foi aprofundar o debate social acerca do processo de reabertura das escolas, apresentando desafios e alternativas em diversos cenários ao redor do mundo.
Ainda durante a pandemia, o Vozes da Educação apresentou um levantamento internacional acerca do processo de reabertura das escolas em dez países que tiveram registro de aumento expressivo em casos de Covid-19, em razão de novas variantes, sendo a Delta a mais proeminente. De forma semelhante aos levantamentos apresentados em agosto/2020 e fevereiro/2021, que tinham como objetivo compreender as iniciativas das redes de ensino antes, durante e após a reabertura das escolas, desta vez buscou-se analisar a situação das escolas após os surtos de Covid-19 em diversos países do mundo.
Ainda durante a pandemia, o Vozes da Educação apresentou um levantamento internacional acerca do processo de reabertura das escolas em dez países que tiveram registro de aumento expressivo em casos de Covid-19, em razão de novas variantes, sendo a Delta a mais proeminente. De forma semelhante aos levantamentos apresentados em agosto/2020 e fevereiro/2021, que tinham como objetivo compreender as iniciativas das redes de ensino antes, durante e após a reabertura das escolas, desta vez buscou-se analisar a situação das escolas após os surtos de Covid-19 em diversos países do mundo.
Na sequência ao levantamento internacional produzido pelo Vozes da Educação, em agosto/2020, em fevereiro/2021 fizemos uma atualização com o objetivo de identificar iniciativas tomadas pelas redes de ensino de 21 países, ao longo da pandemia. Temas como alimentação e transporte escolar, manutenção ou suspensão de atividades físicas, boas práticas pedagógicas e administrativas, além do impacto da pandemia na educação, foram incluídos nesta versão.
Na sequência ao levantamento internacional produzido pelo Vozes da Educação, em agosto/2020, em fevereiro/2021 fizemos uma atualização com o objetivo de identificar iniciativas tomadas pelas redes de ensino de 21 países, ao longo da pandemia. Temas como alimentação e transporte escolar, manutenção ou suspensão de atividades físicas, boas práticas pedagógicas e administrativas, além do impacto da pandemia na educação, foram incluídos nesta versão.
Em agosto de 2020, o Vozes da Educação elaborou levantamento sobre a retomada das aulas presenciais em 20 países ao redor do mundo. O objetivo foi compreender quais ações estavam sendo tomadas no processo de reabertura das escolas, após o fechamento devido à pandemia de Covid-19.
Em agosto de 2020, o Vozes da Educação elaborou levantamento sobre a retomada das aulas presenciais em 20 países ao redor do mundo. O objetivo foi compreender quais ações estavam sendo tomadas no processo de reabertura das escolas, após o fechamento devido à pandemia de Covid-19.
A pedido do SEBRAE/PE, o Vozes da Educação elaborou uma trilha formativa de empreendedorismo. Para que isso pudesse ser feito, listamos todos os cursos ofertados por todos os pólos SEBRAE e, a partir daí, a nossa parceira Cartello Inteligência elaborou um levantamento contendo as principais características da Geração Z. Ao cruzarmos os cursos do SEBRAE com as características listadas, conseguimos identificar as que mais faziam sentido para os estudantes do Ensino Médio de Pernambuco.
A pedido do SEBRAE/PE, o Vozes da Educação elaborou uma trilha formativa de empreendedorismo. Para que isso pudesse ser feito, listamos todos os cursos ofertados por todos os pólos SEBRAE e, a partir daí, a nossa parceira Cartello Inteligência elaborou um levantamento contendo as principais características da Geração Z. Ao cruzarmos os cursos do SEBRAE com as características listadas, conseguimos identificar as que mais faziam sentido para os estudantes do Ensino Médio de Pernambuco.